Logo da ENGPRO Rastreamento Veicular
  • suporte@engpro.com.br
  • (11)3042-4001
Dicas para um planejamento de rotas com rastreador veicular

Rastreador veicular, dicas para um planejamento de rotas

Ter um bom planejamento de rotas é essencial para quem trabalha com entregas ou transporte logístico. Significa obter os melhores resultados comerciais, reduzir custos e aproveitar ao máximo sua frota com rastreador veicular.

 

Vários fatores devem ser considerados ao realizar este processo. Entre eles, um bom mapeamento operacional, o uso de ferramentas de monitoramento que facilitam a otimização contínua na execução dos trabalhos e a possibilidade de investir em tecnologias que facilitem todas as tarefas.

 

Se o planejamento da rota for bem feito, a logística será melhorada e os benefícios serão enormes, como economia de combustível e custos de manutenção de veículos, aumento da capacidade de entrega e satisfação do cliente. Além disso, essa área ganhou um papel mais estratégico na organização e tem recebido cada vez mais atenção.

 

Dessa forma, mapeamos algumas dicas para otimizar o planejamento de rotas e garantir que sua empresa obtenha os melhores resultados. Veja a seguir:

 

1. Escolha um local estratégico

Primeiramente é necessário escolher estrategicamente a localização do centro de distribuição. O planejamento da rota deve começar quando esta decisão for tomada, porque locais mal localizados podem causar altos custos de entrega. A escolha certa pode otimizar todo o processo e aumentar os resultados do negócio.

 

Portanto, ao buscar locais importantes na distribuição logística da empresa, como armazéns, centros de distribuição e até mesmo sedes administrativas, deve-se fazer uma busca correta.

 

Uma dica é encontrar uma empresa especializada no assunto, como uma imobiliária especializada em aluguel, venda ou construção de imóveis comerciais. Além de ter uma rede de locais, elas também têm o conhecimento para ajudá-lo a não cometer erros nessa decisão e escolher opções que sejam significativas para o planejamento de rotas.

 

2. Mapeie sua operação

A segunda etapa é mapear as operações da frota, ou seja, todas as áreas e localidades atendidas, rotas principais, rotas mais utilizadas, centros de distribuição e carros disponíveis. Reunir essas informações tornará mais fácil planejar as entregas.

 

O ideal é usar dados de operações anteriores para entender quais regiões têm a maior demanda. Dessa forma, é possível prever com mais precisão o uso do carro e alocar as entregas conforme a necessidade.

 

Além disso, esses dados permitem avaliar a necessidade de expansão das operações e entender se existem muitos veículos que não estão em uso, o que só trará custos para a organização.

 

Dados históricos também podem indicar a necessidade de mudanças na estrutura da empresa, como a possibilidade de ter um parceiro logístico nos horários de pico de entrega (como épocas promocionais) e manter uma equipe menor, mas com foco na entrega contínua.

 

3. Utilize rastreamento veicular

O rastreamento veicular permite monitorar de perto a execução do plano, identificar quando ocorrem problemas, como acidentes ou quebras de carro, viabilizando que os clientes recebam notificações e tomem algumas ações, como enviar um novo carro para aquele local.

 

Além disso, as informações de rastreamento também podem ser usadas para avaliar se a realidade está de acordo com o plano e ajustar possíveis diferenças, como tempo médio de entrega, rotas mais rápidas e recursos de entrega dos veículos.

Outro benefício de usar ferramentas de rastreamento em seu veículo é evitar o furto e roubo de veículos de entrega. Portanto, neste caso, você pode chamar a polícia e recuperar seus bens.

 

4. Monitore sua operação

Manter o monitoramento contínuo das operações é essencial para um bom planejamento de rotas. Seguir o processo definido permite realizar operações com maior rapidez, reduzindo possíveis custos. O sistema de rastreamento permite o monitoramento 24 horas de sua operação, através da localização atual por meio de mapas.

 

É possível integrar o sistema de rastreamento com o atendimento ao cliente para informá-lo onde e quando o produto entrará na rota e previsão de entrega. Dessa forma, o consumidor fica mais seguro e menos preocupado com seus pedidos e, portanto, mais satisfeito.

 

No caso de roubo de veículo, isso é imprescindível, pois o rastreador pode facilitar a recuperação do veículo e de sua mercadoria.

 

5. Utilize software de gestão

Os sistemas de rastreamento veicular utilizam de softwares de gestão dedicados à otimização de rotas, monitoramento e controle de toda a operação.

 

Essas soluções ajudam a determinar a melhor rota, usar os recursos da empresa com mais eficiência e manter a otimização do planejamento contínuo, fazendo ajustes em tempo real.

 

Além disso, oferecem outros recursos que auxiliam os motoristas, como canal de comunicação direto com a central de monitoramento, mapeamento de rotas definido e possibilidade de notificação na ocorrência de algum problema. Por isso, além do plano de melhorias, a empresa também melhora a qualidade de vida e a produtividade de seus colaboradores.

 

Use essas dicas para planejar bem a sua rota. Vale lembrar que monitorar e usar dados para otimizar toda a operação e desenvolver planos de ação para lidar com imprevistos e problemas que atrapalham as operações é fundamental, e essas tarefas são facilitadas com o uso da tecnologia.

 

Rastreamento Veicular EngPro

 

A EngPro é uma empresa completa de rastreamento veicular, que atua no mercado nacional desde 2012 e está presente em todas as cidades do Brasil, com uma extensa rede de instalação e suporte técnico. Contamos com uma equipe de especialistas e nosso sistema de rastreamento possui cobertura nacional. São mais de 3100 (três mil e cem) veículos rastreados em tempo real.

 

O número de usuários do rastreador de veículos EngPro em todo o país cresce rapidamente. Isso porque oferece grandes vantagens e o preço é muito acessível. Já conquistou muitos proprietários de automóveis e agora eles podem se locomover com muito mais segurança.

 

O equipamento EngPro possui:

 

• Rastreamento em tempo real;

• Suporte contínuo e abrangente ao cliente;

• Garantia do produto;

• Soluções GPS personalizadas,

• Atualizações de software contínuas,

• Informações de Telemetria, disponíveis por tipo de contrato.

 

Agora que você sabe os benefícios do rastreador veicular EngPro, aqui vai um convite especial: Conheça o EngPro, um rastreador veicular completo e com cobertura nacional.

 

Você, sua família e sua empresa podem e merecem ter esse tipo de segurança. Entre em contato agora mesmo e peça um orçamento para o seu rastreador veicular e não se preocupe mais com a segurança do seu veículo.

 

Além disso, contamos com botão de pânico, central de monitoramento 24 horas, instalação e manutenção em todo o Brasil e um alto índice de recuperação veicular.

Você pode, agora mesmo, solicitar uma cotação do EngPro e começar a ter essas vantagens. Não perca tempo e entre em contato conosco!

Compartilhar a Notícia

Comentário

Clique no Botão para Entrar em Contato Conosco!