Logo da ENGPRO Rastreamento Veicular
  • suporte@engpro.com.br
  • (11)3042-4001
Rastreador veicular, telemetria e Rastreamento veicular: entenda a diferença e qual contratar

Telemetria e Rastreamento veicular: entenda a diferença

Nos últimos anos, ferramentas de rastreamento de veículos e telemetria têm sido cada vez mais utilizadas para o controle e segurança de frotas corporativas.

 

O rastreamento veicular fornece aos gestores de frota a localização atual dos veículos. Já a telemetria fornece informações precisas sobre as condições mecânicas do veículo e sobre a direção do motorista, tudo através de um rastreador veicular com a mais alta tecnologia em rastreio.

 

Obviamente, cada tecnologia tem suas vantagens e desvantagens, sendo mais adequada para tipos de operação e de organização.

 

Essas tecnologias são recursos essenciais para os gestores de frotas que desejam aumentar a produtividade da empresa e garantir a segurança dos veículos e motoristas.

 

Se você quiser saber mais sobre gerenciamento de frota, contaremos tudo neste artigo. Dê uma olhada abaixo!

 

O que é e para que serve o rastreamento veicular?

O rastreamento veicular é uma tecnologia para acompanhamento da frota. O sistema usa uma rede GPS para definir a localização direta do veículo e usa uma rede de dados de celular para enviar informações ao proprietário, e se for o caso, a uma central de monitoramento.

 

Através de um software, pode-se visualizar a localização dos veículos e enviar alguns comandos, como o de bloqueio.

 

O rastreamento veicular pode ser adotado por empresas, mas também para pessoas físicas. É uma ferramenta ideal para localizar veículos roubados.

 

O que é e para que serve a Telemetria?

A telemetria veicular é uma ferramenta de gerenciamento de frota mais completa e complexa. Inclui dados sobre os padrões de direção do motorista, como curva acentuada, freada brusca e outros indicadores.

 

A telemetria envolve a coleta de dados remotamente do veículo, seja por meio de sensores ou pela conexão e leitura direta de dados do computador de bordo do veículo.

 

Parâmetros analisados na telemetria:

 

Velocidade;

Torque;

Dados do motor: RPM, temperatura, pressão na ignição, status (ligado ou desligado),

Dados gerais: temperatura do freio, óleo, água, combustível e vários sensores instalados no veículo.

 

Portanto, é possível para os gestores de frota obter informações em tempo real sobre seus veículos, histórico de dados e controles operacionais.

 

Esses dados são enviados para a plataforma de gerenciamento de frotas e fornecidos ao gestor por meio de relatórios. Os gestores poderão então avaliar com mais precisão suas operações, com relatórios como o de consumo de combustível ou de quilometragem rodada. Além disso, pode-se visualizar dados de tempo em velocidade excessiva, direção na banguela, freadas e curvas bruscas, avaliando o padrão de direção do motorista e criando avaliações de desempenho da equipe mais precisas a partir dele.

 

Quais são os benefícios dessas tecnologias?

Toda tecnologia, seja o rastreamento veicular ou a telemetria, tem sua aplicação. Tudo depende do tamanho da sua frota, da maturidade da sua empresa na gestão de frotas e da sua equipe.

 

Se você não tiver pessoal qualificado para analisar os dados e relatórios disponíveis e, depois, pensar em ações que possam melhorar a eficiência e a produtividade da frota, o sistema sozinho não trará resultados para sua empresa.

 

Há casos de empresas que contratam diversos sistemas para diferentes tipos de controle, manutenção, pneus, rastreamento, etc. Mas, em última análise, eles não têm tempo para visualizar tantos dados, e acabam usando apenas um ou dois deles e deixam os outros de lado.

 

Geralmente, isso ocorre porque as informações não estão integradas, porque não há gente suficiente para analisar todas as informações ou porque o gestor não tem tempo.

 

Vantagens do rastreamento veicular

O rastreamento veicular proporciona uma maior transparência operacional, entendendo a localização do veículo, a rota que ele percorre e controle da velocidade.

 

Esses dados fornecem as seguintes vantagens:

 

Controlar a quilometragem: pode ser utilizado para controlar a manutenção preventiva e o consumo de combustível;

Reduzir multas: por meio do controle de velocidade;

Aumentar a segurança: Se ocorrer um sinistro, você saberá onde o veículo está. Além disso, você poderá controlar a velocidade do veículo e melhorar a segurança das operações;

Reduzir o desvio de rotas,

Ter maior transparência e melhor comunicação com os clientes: Ao entender tudo o que está acontecendo em suas operações em tempo real, você poderá se comunicar melhor com seus clientes, informando sobre as previsões de chegada dos carros e, até mesmo, justificar possíveis atrasos.

 

Vantagens da Telemetria

A telemetria é uma ferramenta que permite aos gestores realizar um controle mais preciso e eficaz e fornece mais informações para o controle de sua frota. Por sua vez, ter mais informações permitirá aos gestores entender melhor o que está acontecendo, quais são os gargalos nas operações e preparar novos planos para melhorar a eficiência operacional.

 

A principal vantagem da telemetria é permitir ao gestor controlar o a forma de direção de seu motorista e ajudá-lo a implantar uma cultura de direção econômica na empresa.

 

A forma de condução do motorista está relacionada aos principais custos operacionais da frota: combustível, manutenção, pneus, depreciação e indisponibilidade. Portanto, essa tecnologia permite que os gestores reduzam todos esses custos.

 

Através da telemetria, é possível identificar as infrações cometidas por cada motorista, como direção sem marcha (banguela), excesso de velocidade, curvas acentuas, freadas bruscas, entre outros parâmetros. A partir desses relatórios individuais, é possível verificar os pontos de melhoria do motorista e monitorar sua evolução ao longo do tempo.

 

Telemetria e Rastreamento Veicular EngPro

 

A EngPro é uma empresa completa de rastreamento veicular e telemetria, que atua no mercado nacional desde 2012 e está presente em todas as cidades do Brasil, com uma extensa rede de instalação e suporte técnico. Contamos com uma equipe de especialistas e nosso sistema de rastreamento possui cobertura nacional. São mais de 3100 (três mil e cem) veículos rastreados em tempo real.

 

O número de usuários do rastreador de veículos EngPro em todo o país cresce rapidamente. Isso porque oferece grandes vantagens e o preço é muito acessível. Já conquistou muitos proprietários de automóveis e agora eles podem se locomover com muito mais segurança.

 

O equipamento EngPro possui:

 

• Rastreamento em tempo real;

• Suporte contínuo e abrangente ao cliente;

• Garantia do produto;

• Soluções GPS personalizadas,

• Atualizações de software contínuas,

• Informações de Telemetria, disponíveis por tipo de contrato.

 

Agora que você sabe os benefícios do rastreador veicular EngPro, aqui vai um convite especial: Conheça o EngPro, um rastreador veicular completo e com cobertura nacional.

 

Você, sua família e sua empresa podem e merecem ter esse tipo de segurança. Entre em contato agora mesmo e peça um orçamento para o seu rastreador veicular e não se preocupe mais com a segurança do seu veículo.

 

Além disso, contamos com botão de pânico, central de monitoramento 24 horas, instalação e manutenção em todo o Brasil e um alto índice de recuperação veicular.

Você pode, agora mesmo, solicitar uma cotação do EngPro e começar a ter essas vantagens. Não perca tempo e entre em contato conosco!

Compartilhar a Notícia

Comentário

Clique no Botão para Entrar em Contato Conosco!