Logo da ENGPRO Rastreamento Veicular
  • suporte@engpro.com.br
  • (11)3042-4001
Acidentes nas estradas, Rastreamento de veículos pode ajudar

Rastreador veicular pode ajudar em acidentes nas estradas

Dicas da ENGPRO rastreamento veicular Para quem trabalha no setor de frotas ou dirige para viver, as técnicas de direção defensiva são algumas das coisas mais importantes que você pode aprender no trabalho. Devido ao grande número de horas gastas na estrada, é mais provável que você presencie ou experimente acidentes rodoviários em suas viagens do que aqueles que dirigem com menos frequência. Portanto, é vital que você esteja ciente até mesmo das técnicas de direção defensiva mais básicas, para manter você e seu veículo sãos e salvos.

Aqui na ENGPRO, somos apaixonados por manter nossas estradas o mais seguras possível, que é o que nossos dispositivos de rastreamento de veículos podem ajudar a fazer. Aqui estão algumas das que acreditamos serem as técnicas de direção defensiva mais importantes, para qualquer veículo em nossas estradas.

Antes de começar a dirigir

Existem muitas regras de segurança a considerar antes de começar a dirigir, incluindo as óbvias como usar o cinto de segurança e ajustar os espelhos. Uma das coisas mais importantes que é sua responsabilidade é ter um grande conhecimento sobre o veículo que dirige.

Se você trabalha no setor de frotas, pode estar dirigindo um caminhão, van, caminhão ou táxi. Você pode até mesmo dirigir diferentes tipos de veículos no dia-a-dia, por isso é importante entender as diferenças entre os veículos e como tudo funciona. É verdade que algumas das informações sobre como um veículo funciona, muitas vezes podem vir com a prática. Mas, você deve ter uma boa leitura do manual do veículo para saber o que está dirigindo.

Além disso, diferentes limites de velocidade se aplicam a diferentes veículos, por isso também é útil atualizar seu conhecimento sobre o código das estradas, para que você realmente conheça o seu negócio.

Uma dica especialmente útil para quem viaja por muito tempo, em longas distâncias, é verificar a previsão do tempo para toda a viagem, antes de partir. Você não quer acabar preso na encosta de uma colina na neve. Verifique o tempo, planeje sua rota e traga tudo o que achar que pode precisar, caso tenha mau tempo.

Todos esses pontos são um ótimo começo para ser o motorista mais seguro possível e evitar acidentes.

Condução defensiva

Embora as técnicas de direção defensiva sejam amplamente compreendidas pela maioria das pessoas, é importante refrescar a memória e ter essas coisas em mente quando você estiver na estrada por longos períodos de tempo.

Como motorista de um veículo da empresa, você deve ser capaz de se comunicar bem com outros usuários da estrada. Mostrar pessoas como um sinal para dar passagem a alguém, na verdade não é recomendado. Nem sempre é a melhor técnica, porque embora de onde você está sentado o caminho pareça limpo, outro motorista do outro lado da estrada pode ter outras intenções. Isso pode resultar em um acidente que é parcialmente sua culpa, por piscar. Apesar disso, entre os usuários da estrada, o flash é amplamente aceito como forma de comunicação. Portanto, é útil estar ciente das regras, do que outros motoristas provavelmente farão e de como eles se comunicarão com você.

Uma ótima dica é lembrar que a prioridade é dada, não tomada, portanto, você deve sempre observar como os outros motoristas se comunicam com você para entender suas intenções.

Uma forma de garantir que você está sempre dirigindo na defensiva, e não em competição, é sempre manter uma distância segura atrás do carro ou veículo à sua frente. Isso é muito importante para veículos grandes. Mesmo quando o veículo está parado no trânsito ou no semáforo, você deve sempre conseguir ver os pneus e o asfalto do carro da frente. Essa lacuna ajudará a proteger você e seu veículo.

Em todos os momentos, certifique-se de estar observando, antecipando e planejando. As observações são fundamentais quando se trata de dirigir e você deve estar sempre preparado para interromper perigos potenciais e antecipar acidentes. Isso está relacionado com manter o foco e ser paciente.

A fadiga ao dirigir é uma das principais causas de acidentes rodoviários. É particularmente perigoso para quem dirige à noite ou durante horas fora de sua rotina normal. Se você já se sentiu sonolento na estrada, é hora de parar. Lembre-se de que nunca vale a pena correr o risco de continuar a dirigir cansado. Para não se sentir assim, dirija com as janelas abertas e beba um café forte.

Veículos Grandes

Como mencionado anteriormente, as regras de trânsito são ligeiramente diferentes para veículos grandes e você deve estar ciente delas. Coisas como ultrapassar com segurança e parar distâncias fazem parte de como veículos grandes podem evitar acidentes, portanto, certifique-se de conhecer as regras e as médias.

Se você estiver dirigindo um caminhão, ônibus ou van grande, antecipar curvas abertas é de extrema importância. Observe os outros motoristas ao seu redor, pois às vezes os motoristas não deixam o espaço que você precisa para virar. Mas, se você ficar para trás e planejar sua curva com cuidado, é menos provável que acabe em uma colisão.

Outro ponto a considerar é que o clima pode afetar veículos grandes de forma diferente de como afeta outros veículos. É por isso que é tão importante praticar técnicas de direção mais seguras, seja chovendo, nevando ou ventando forte.

Quanto mais tempo você passa nas estradas, melhores se tornarão suas técnicas de direção. Mas, aqui na ENGPRO, acreditamos que adaptar essas técnicas simples e tendo em mente essas dicas, irá ajudá-lo a fazer tudo o que estiver ao seu alcance, para evitar acidentes na estrada.

Compartilhar a Notícia

Comentário

Clique no Botão para Entrar em Contato Conosco!