Logo da ENGPRO Rastreamento Veicular
  • suporte@engpro.com.br
  • (11)3042-4001
O que há dentro de um dispositivo de rastreamento de veículos? Tecnologia para o dia a dia

O que há dentro de um dispositivo de rastreamento veicular

Um sistema de rastreamento de veículos é uma excelente maneira para as empresas gerenciarem uma grande frota de veículos. Embora a tecnologia de rastreamento possa parecer complicada, a maioria dos rastreadores consiste em menos de seis partes diferentes.

O guia a seguir explora não apenas como funciona um dispositivo de rastreamento de veículos, mas é uma visão aprofundada de quais partes ele consiste e o que cada parte faz. Um sistema de rastreamento de veículos consiste em um receptor de sistema de posicionamento global (GPS), um pequeno computador, um dispositivo de armazenamento digital e um transmissor celular. Na maioria dos casos, esses componentes são integrados em uma única caixa.

O que cada parte do rastreador veicular faz?

Um receptor GPS usa uma rede de satélites espaciais para determinar a latitude e longitude de um veículo. Em alguns casos, um rastreador GPS usará diferentes tipos de tecnologia GPS para determinar a localização de um veículo.

Vários países ao redor do mundo operam suas próprias redes GPS. O Sistema de Posicionamento Global dos Estados Unidos está em uso há quase 30 anos. No entanto, tem concorrência de vários outros países. GLONASS é um sistema GPS operado pela Rússia. Embora não ofereça o mesmo nível de precisão do sistema GPS dos Estados Unidos, ainda pode ser uma ótima ferramenta para aumentar a cobertura.

Além disso, a Europa está atualmente construindo seu sistema de posicionamento GPS Galileo. Enquanto este sistema ainda estiver em construção, ele oferecerá precisão de até alguns metros. A China também tem um sistema de navegação GPS em desenvolvimento chamado COMPASS.

Alguns receptores GPS aceitam sinais de homing de uma variedade de redes. Em desfiladeiros urbanos e outras áreas com má recepção de GPS, esta pode ser uma excelente forma de melhorar a precisão da localização. Além disso, permite que um rastreador GPS bloqueie a posição de um veículo de forma rápida e eficaz.

Após determinar a latitude e longitude de um veículo, os rastreadores de veículos GPS transmitem informações de localização para um computador de bordo especializado. Este computador armazenará ou transmitirá esses dados por meio de um sinal de celular. Isso permitirá que a localização de um veículo da frota seja monitorada em tempo real.

Uma olhada dentro de um dispositivo de rastreamento de veículos ajuda você a entender o equipamento com o qual está trabalhando e sua precisão. Ao usar esses dispositivos inteligentes, você pode reduzir riscos, custos e obter controle de sua frota onde quer que esteja.

Como funciona um sistema de rastreamento de veículos?

Um sistema de rastreamento de veículos é uma solução de negócios que usa telemática em veículos combinada com software de gerenciamento de frota para coletar dados do veículo (ou ativo móvel) e de seu motorista / operador para fornecer à organização dados robustos e acionáveis ??sobre os processos de operações de campo anteriormente disponível apenas por meio de métodos manuais.

 

A telemática no veículo usa tecnologia GPS para fornecer automaticamente informações de localização junto com outros dados, como data e hora, diagnósticos do veículo, gerenciamento do motor e muito mais. Quando emparelhado com um dispositivo na cabine, no qual os motoristas / operadores fazem login, ele automatiza relatórios operacionais para fornecer informações valiosas para a empresa sobre a saúde e eficiência de seus veículos, bem como dados para fornecer insights sobre o comportamento do motorista, como uso severo, horas de condução, marcha lenta excessiva, excesso de velocidade e fadiga.

Quando implementados por empresas com operações de frota, como em setores como transporte, construção, serviços especializados, entrega e governo, os sistemas de rastreamento de veículos normalmente vêm com - e atendem - uma expectativa de custos operacionais reduzidos, aumentos na produtividade e eficiência maximizada. Ao considerar as margens estreitas vistas em qualquer operação de frota, qualquer economia ou eficiência pode ser uma melhoria significativa para os resultados financeiros de uma empresa.

Os benefícios dos sistemas de rastreamento de veículos por gps

Todas as organizações têm necessidades diferentes com base nos desafios específicos que enfrentam. Dependendo de quão robusto é o conjunto de recursos de um sistema de rastreamento de veículos, ele pode fornecer uma ampla variedade de benefícios que ajudam as empresas a operar frotas eficazes, seguras e em conformidade. 

A satisfação do cliente

 A funcionalidade mais básica de um sistema de rastreamento de veículos - localização - não é apenas sobre onde seus veículos estão, mas mais importante, quão longe eles estão em relação aos seus clientes, permitindo que as empresas forneçam comunicações detalhadas e oportunas com os clientes. Os sistemas de rastreamento de veículos também podem melhorar os planos de rota, o que aumenta ainda mais a satisfação do cliente com o aumento das métricas de entrega no prazo.

O aumento da receita

 Os sistemas de rastreamento de veículos permitem que você fique de olho nas operações comerciais em um ambiente digital. Os gerentes podem ver como os veículos são usados, como os motoristas os estão operando, ver onde estão ocorrendo ineficiências nos processos e muito mais, reduzindo custos e criando mais receita.

A segurança

Um dos melhores sistemas e mais robustos para rastreamento veicular, passando informações aos gerentes de frota sobre históricos detalhados que podem facilitar as decisões que aumentam a sua segurança, de seus motoristas e dos veículos com os quais compartilham a estrada (ou local de trabalho). Monitore e receba alertas em tempo real sobre comportamentos inadequados ao dirigir para ter conversas de coaching com base em evidências e programas de recompensas para motoristas.

Independentemente da solução, todos os sistemas de rastreamento de veículos operam principalmente de maneira semelhante. Conhecer suas necessidades e metas comerciais exclusivas pode melhorar sua capacidade de escolher o sistema de rastreamento de veículos certo para você.

As maiores diferenças entre as empresas que produzem e vendem esses sistemas são os detalhes nos dados coletados, os diferenciais em conjuntos de recursos e personalizações, a qualidade do hardware e os serviços de valor agregado como suporte ao cliente e treinamento que são fornecidos pelo veículo fornecedor do sistema de rastreamento. Este software torna-se parte integrante do negócio com base nas decisões cruciais que você pode tomar usando os dados fornecidos. De serviços profissionais para ajudar na instalação, passando pelo sucesso do cliente, treinamento e suporte, um conjunto completo de recursos e serviços será fundamental para o nível de sucesso que você vê como resultado de um sistema de rastreamento de veículos.

Compartilhar a Notícia

Comentário

Clique no Botão para Entrar em Contato Conosco!