• suporte@engpro.com.br
  • (11)3042-4001
Rastreamento veicular, 3 vantagens que você precisa saber sobre o botão de pânico

3 vantagens que você precisa saber sobre o botão de pânico

Venha conhecer um pouco mais sobre esse dispositivo e entenda se vale a pena adquirí-lo

Muitas pessoas já ouviram falar sobre o botão de pânico, porém nem todas sabem o que é esse dispositivo e como ele funciona. Para entender melhor sobre o assunto, é importante compreender o contexto em que esse equipamento pode ser útil.

O botão de pânico nada mais é do que um aparelho que fica acoplado ao seu rastreador veicular. Os dois equipamentos trabalham juntos no que se refere a aumentar a segurança dos motoristas.

Isso porque, o botão de pânico tem a função de alertar e mobilizar o socorro necessário em casos emergenciais, como roubos e sequestros. Eles são discretos e ficam localizados em locais estratégicos, como próximo ao volante ou no porta malas, para que sejam acionados pelo motorista sem chamar muita atenção.

É importante entender que esse dispositivo não trabalha sozinho! Isso porque ele necessita estar associado a um rastreador veicular para que funcione.

Mas afinal, como é que o botão de pânico funciona?

Como funciona o botão de pânico?

Os botões são equipamentos que, quando são acionados, emitem um sinal elétrico para o rastreador veicular. A partir disso, é enviado mensagens, por SMS por exemplo, ou outros tipos de alerta para a sua empresa de rastreamento e ou para seus contatos de emergência cadastrados.

Dessa forma, é possível que as equipes de ajuda sejam enviadas para a sua localização o mais rápido possível. O funcionamento do botão de pânico é bem simples, porém pode ser de grande ajuda para auxiliar os motoristas e facilitar o socorro. 

Como já dito, o objetivo desse dispositivo é acionar a ajuda de forma discreta, sem chamar a atenção dos assaltantes, por exemplo. Por isso, o local em que o botão de pânico costuma ser instalado é na parte de baixo do volante.

Assim, sem movimentos muito bruscos, o proprietário do veículo consegue apertar o aparelho e chamar por ajuda. 

Uma outra possibilidade é a instalação no porta-malas, apesar de ser um lugar com acesso um pouco mais difícil. A ideia é que, caso o motorista seja levado como refém no porta-malas, ele consiga pedir socorro sem muitas dificuldades.

Agora que você já entende melhor o que é o botão de pânico e como ele funciona quando acoplado a um rastreador veicular, é hora de conhecer um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens desse equipamento.

Vantagens de instalar um botão de pânico

1- Segurança para o motorista

De forma geral, o rastreador veicular traz diversos benefícios para os proprietários de veículos. O principal deles é a maior chance de recuperação do automóvel, pela possibilidade de acompanhar em tempo real a sua localização.

Apesar da proteção do bem material ser importante, é essencial proteger também a pessoa que está dentro do veículo. Isso porque, as situações de roubos, furtos e sequestros podem trazer diversos perigos para a vítima.

Dessa forma, optar pela instalação de um equipamento que aumenta a segurança para o motorista e para os passageiros é muito necessário. O botão de pânico pode te ajudar nesse ponto!

Isso porque, ele facilita com que você tenha acesso ao acionamento de socorro de forma mais discreta, garantindo intervenções emergenciais em casos de necessidade.

2- Socorro mais rápido

Não é novidade que quanto mais precoce for a intervenção, maior é a chance de evitar riscos à sua saúde e bem-estar. Pensando nisso, instalar um botão de pânico é uma boa opção para você!

Esse equipamento permite que o motorista seja capaz de acionar o sistema do do rastreador veicular ou de enviar pedidos de ajuda para seus contatos de emergência. Dessa forma, é mais fácil de conseguir auxílio nas situações de perigo, sem precisar reagir ao assalto e colocar a vida em perigo.

3- Pedir ajuda em situações diversas

Imagina que você está viajando por uma estrada deserta que não pega sinal de telefone. De repente, alguns sujeitos te abordam e tentam roubar seu carro. O que fazer nesse momento e como conseguir pedir ajuda sem sinal e internet?

O botão de pânico pode te auxiliar nesse momento de desespero. Isso porque, como ele está acoplado ao seu rastreador veicular, ele funciona de forma independente de sinal telefônico.

Assim, mesmo que você esteja em situações diversas, com o celular descarregado ou sem sinal, você consegue pedir socorro para te auxiliar nesse momento.

Existem desvantagens e riscos?

Infelizmente, nem tudo são flores e no que se refere ao botão de pânico isso não é diferente. Apesar de todas as vantagens e benefícios que esse equipamento pode oferecer, existem sim algumas desvantagens.

O principal motivo que torna esse dispositivo desvantajoso em algumas situações é que eles podem alertar sobre a presença de rastreador veicular.

O dispositivo de rastreamento fica escondido e não é visível, o que aumenta sua discrição e a chance de conseguir recuperar seu veículo. Essa é uma das principais vantagens de se possuir um rastreador veicular instalado no seu automóvel.

Porém, devido ao fato de o botão de pânico ser visível, apesar de mais discreto, ele pode alertar os assaltantes sobre a presença do equipamento de rastreio. Com isso, há maior possibilidade de que os criminosos tentem remover o rastreador veicular.

A remoção forçada pode ocasionar defeitos ao seu veículo e ainda dificulta a recuperação do automóvel. Logo, é importante ficar atento a essa possibilidade no momento de decidir ou não pela instalação do botão de pânico.

Entretanto, é importante pensar no que é mais importante para você. Isso porque mesmo que os assaltantes notem o botão e tentem encontrar o rastreador, o socorro já foi acionado. Logo, é preciso ponderar as vantagens e desvantagens do equipamento, uma vez que isso varia de pessoa para pessoa.

Onde instalar esses equipamentos?

Para quem deseja instalar o rastreador veicular ou ainda o botão de pânico, é importante procurar por locais e empresas de confiança. O motivo para isso é que esses dispositivos podem causar defeitos elétricos no veículo em casos de instalação inadequada.

Por isso, é importante pesquisar bastante e procurar por indicações de empresas qualificadas para que os aparelhos possam ser instalados com segurança.

Na ENGPRO você encontra a solução para seus problemas! Além de oferecer os melhores produtos para os nossos clientes, garantimos também atendimento personalizado e de qualidade.

Oferecemos diversas comodidades e facilidades para os clientes, como a possibilidade de realizar a instalação do rastreador veicular na sua casa ou trabalho. 

Não perca tempo, instale já o seu rastreador veicular! Essa é nossa especialidade.

Veja mais notícias sobre rastreamento veicular

Empresa de rastreador veicular e gestão de frota em Mauá - SP

Rastreamento veicular pode ajudar a economizar combustível com a frota

A manutenção veicular pode ser eficaz usando o Rastreamento Veicular?

Compartilhar a Notícia

Comentário

Clique no Botão para Entrar em Contato Conosco!