• suporte@engpro.com.br
  • (11)3042-4001
A manutenção veicular pode ser eficaz usando o Rastreamento Veicular?

A manutenção veicular pode ser eficaz usando o Rastreamento Veicular

Pode não parecer, mas manter um serviço de manutenção veicular, aliados aos relatórios emitidos pelo rastreamento veicular pode fazer diferença para sua frota. Você já parou para pensar como sua empresa pode ter um programa de manutenção mais eficaz?

Aliás, muitas empresas que trabalham com frotas, raramente seguem um programa para as manutenções dos veículos. Com isso, muitas empresas acumulam prejuízos significativos por tal decisão. Parar o veículo apenas quando o problema aparece, por medo de perder fretes ou atraso na entrega, não é a melhor decisão para uma empresa. 

O serviço de manutenção geralmente dura menos tempo e tem o custo reduzido, se comparado a um problema, que a falta de manutenção pode causar. Então, é importantíssimo que você comece a aplicar um bom programa de manutenção veicular. Além disso, o rastreamento veicular pode te ajudar diretamente nessa questão. 

Atualmente, o rastreamento veicular da ENGPRO oferece ao proprietário da frota muito mais serviços, do que apenas mostrar a localização do veículo. Com ele é possível ter informações em tempo real sobre a localização, o que é excelente para gestão de frota

Aliás, o sistema ainda emite um relatório preciso com as informações de consumo e desgaste do veículo. Auxiliando no melhor momento para que o veículo pare para realizar a manutenção. Entretanto, antes de falar mais sobre esse assunto, vamos falar sobre os principais problemas que a falta de manutenção pode causar.

Problemas comuns que a falta de manutenção veicular pode ocasionar

Em uma empresa, que sua principal ferramenta de trabalho, é o veículo, cuidar bem dessa ferramenta é essencial para o bom andamento da empresa. Pois, uma frota sucateada, além de reduzir a produtividade, aumenta os custos da sua empresa, reduzindo os lucros. Assim, uma frota sem a manutenção veicular adequada, pode sofrer os seguintes problemas:

Segurança – uma frota sem a manutenção adequada, pode sofrer uma séria redução da segurança. Além de reduzir a segurança do seu motorista, pode causar danos sérios à carga transportada. Levando a uma redução na confiança dos clientes e a possível perda de contratos. Sem falar no aumento do risco do veículo da empresa se envolver em um acidente de trânsito

Atraso nas entregas - quando a frota não passa pela manutenção adequada, é quase certo que haverá atrasos devido a problemas nos veículos. Seja para atendimentos de clientes, realização de serviços ou nas entregas de produtos. Veículos sem a manutenção veicular adequada, vivem dando problemas mecânicos e elétricos. Assim, além do atraso na entrega, ainda há o gasto com guincho.

Gastos elevados – a manutenção corretiva costuma ser mais cara e leva mais tempo. Ou seja, há uma alteração significativa no cronograma de entregas da empresa. Sem falar no gasto não programado. 

Infração de trânsito - há ainda a questão, do veículo levar uma infração. Segundo o código de trânsito, a falta de manutenção de um veículo quando autuada por um agente de trânsito. É considerada uma infração grave, o motorista levará cinco pontos na habilitação e uma multa no valor de R $195,23.

Queda na produção- grande parte dos motoristas se sentem desanimados quando trabalham com uma frota sucateada. Já que eles sabem que correm risco ao guiar um veículo em má condição de conservação.

Rastreamento veicular indica quais itens verificar na manutenção veicular

No momento de fazer a manutenção veicular é preciso verificar alguns itens. Por isso, é sempre importante contratar um serviço de manutenção veicular preventiva. Entretanto, é importante verificar que cada modelo de veículo precisa de uma manutenção diferente. No geral os itens que fazem parte da manutenção veicular preventiva são:

Pneu – os pneus de carros devem receber o rodízio entre 5 a 7 mil quilômetros. A durabilidade de cada pneu pode variar, durando de 20 a 50 mil quilômetros. 

Óleo – deve ser verificado todos os dias, assim como a água. Porém, a troca de óleo deve ocorrer de acordo com o tipo de óleo, o mineral dura em média 5 mil km e o sintético dura cerca de 10 mil. 

Filtro combustível – a recomendação é que a troca seja feita juntamente com a troca de óleo.

Sistema elétrico – a manutenção do sistema elétrico está relacionada a inspeção visual de lanternas, faróis e luzes do veículo. Para garantir o bom funcionamento desse sistema, o indicado é que a bateria seja trocada a cada dois anos. 

Freios - nos freios é importante verificar, o pedal, servo freio conhecido como (hidrovácuo), fluído de freio, cilindro mestre, mangueiras, canos, pastilhas de freio, lona, disco de freios e tambores. A manutenção desse sistema deve ocorrer a cada 10 mil quilômetros.

Balanceamento – o ideal é que o balanceamento dos carros seja revisado a cada 10 mil quilômetros. 

No relatório emitido pelo sistema de rastreamento veicular da ENGPRO é possível verificar o desgaste que cada veículo sofreu. Dessa forma, é possível verificar de forma precisa, o período exato e o sistema que precisa passar pela manutenção.  Evitando desperdícios e principalmente perdendo tempo com o veículo tendo que passar por manutenção desnecessária. 

Conheça todas as vantagens do uso do rastreamento veicular ENGPRO 

O sistema de rastreamento veicular da ENGPRO é o mais completo do mercado! Além de ajudar na manutenção veicular, o sistema pode manter sua frota mais segura! E não é só isso! Sabia que ao instalar nosso sistema, você pode conseguir uma redução de cerca de 25% no seguro da sua frota?

A grande maioria das seguradoras oferece um desconto para empresas que possuem o serviço de rastreamento veicular em sua frota. Porque, claramente, a frota se torna mais segura, o que reduz as possibilidades de furtos e roubos.

Outra grande vantagem, é que possuímos o antifurto no nosso sistema. O antifurto nada mais é do que o bloqueio e o desbloqueio do veículo. Não possuímos um limite para tal ação. Sempre que você precisar estacionar o veículo da frota em um local com pouca segurança, é possível acionar o sistema.

Aliás, o desbloqueio é simples e pode ser feito através da nossa central, que está disponível 24 por dia, todos os dias! Não perca mais tempo! Aumente a segurança dos seus veículos, economize na manutenção e ganhe em agilidade com o sistema de rastreamento veicular da ENGPRO.

Compartilhar a Notícia

Comentário

Clique no Botão para Entrar em Contato Conosco!