• suporte@engpro.com.br
  • (11)3042-4001
Rastreamento veicular, Itens de segurança e funcionamento importantes para seu veículo

Rastreamento veicular: Itens de segurança importantes para seu veículo

No momento de comprar um carro, há muitas questões que temos que pensar, principalmente relacionadas à segurança, já que itens como o rastreamento veicular são extremamente importantes. Mas, não é apenas isso, existem vários outros itens que completam a segurança do seu veículo. 

Sendo assim, vamos conferir quais são os itens de segurança que temos que prestar atenção no momento da compra e no dia a dia do uso do veículo. O Código Brasileiro de Trânsito ou CBT determina uma lista de itens que devem obrigatoriamente estar presentes nos veículos em circulação. 

Aliás, esses itens são de extrema importância para a segurança do motorista, passageiros e pedestres. Então, quando seu carro é encontrado com qualquer desses itens em mal estado ou em falta. Você corre o risco de ter o carro apreendido, além de levar alguns pontos na carteira de habilitação.

Vamos conferir alguns itens relacionados ao Código Brasileiro de Trânsito:

  1. Cinto de segurança de três pontos e com regulagem;

  2. Encosto de cabeça, salvo os assentos centrais;

  3. Para-choques traseiros e dianteiro;

  4. Espelhos retrovisores interno e externos em ambos os lados;

  5. Limpador e lavador de para-brisa;

  6. Quebra sol para proteção solar;

  7. Faróis dianteiros brancos ou amarelos;

  8. Luzes de posição dianteiras;

  9. Lanternas traseiras e de freio na vermelha;

  10. Lanterna de marcha ré branca;

  11. Lanternas indicadoras de direção;

  12. Lanternas na placa traseira;

  13. Velocímetro;

  14. Retrorrefletores nas cores vermelhas;

  15. Buzina;

  16. Freios de serviço e estacionamento (freio de mão);

  17. Pneus em bom estado;

  18. Extintor de incêndio;

  19. Triângulo de sinalização;

  20. Escapamento;

  21. Estepe reserva;

  22. Macaco;

  23. Chave de rodas;

  24. Chave de fendas.

Porém, esses não são os únicos itens de segurança recomendados para os veículos. O rastreamento veicular, freios ABS, airbags, controle eletrônico de estabilidade e sensor de pontos cegos, podem ajudar e muito na segurança do veículo.

Rastreamento veicular, qual é a importância para segurança?

Além dos itens de segurança que citamos acima, é importante lembrar que praticar direção defensiva e manter a manutenção preventiva do carro são essenciais! Como estamos falando de segurança, o rastreamento veicular é um item essencial. 

O rastreamento veicular é um dispositivo instalado no carro que permite localizar o veículo em tempo real. Além disso, o sistema conta com um antifurto que bloqueia o motor do carro. 

Mas, não é apenas isso, o sistema ENGPRO ainda permite que o dono do veículo tenha várias informações relacionadas ao uso do carro. Podendo assim, verificar o melhor momento de levar o carro para a manutenção preventiva. 

Vamos falar de alguns dos benefícios na instalação do rastreamento veicular:

O sistema ENGPRO permite que seja feito o bloqueio e desbloqueio do sistema antifurto do carro sempre que o motorista desejar. Sempre que você estacionar seu carro em um local que você julgue suspeito, é só acionar o antifurto. A solicitação pode ser feita via aplicativo ou através do suporte que acontece 7 dias por semana, 24 horas por dia.

Em caso de roubo, a localização do seu veículo acontecerá de forma muito mais eficiente, evitando que problemas maiores aconteçam. Além disso, o sistema de rastreamento veicular ainda permite o controle de velocidade, a visualização através do mapa da posição em tempo real do veículo. Por fim, ainda é possível verificar a rota percorrida!

Se você faz a contratação do seguro para aumentar sua proteção. Saiba que os carros que possuem esses serviços instalados, têm uma redução de até 25% do valor do contrato com a seguradora! Por isso, não perca mais tempo, aumente a segurança da sua família.

Itens de segurança para melhorar a direção

Agora que já falamos do rastreamento veicular, vamos falar de alguns itens de segurança relacionados à direção do carro. Os freios ABS se tornaram um item obrigatório na fabricação de veículos comercializados no Brasil a partir de 2014.

Basicamente, o sistema ABS evita que as rodas do carro travem no momento da frenagem. Esse sistema possui sensores que monitoram o carro e comparam a velocidade das rodas com a do carro. Assim, que a velocidade é interrompida o sistema distribui a frenagem em todas as rodas para que a frenagem seja ideal.

Evitando que o carro derrape ou que o motorista perca a direção do veículo. O controle de estabilidade também auxilia o motorista no momento em que ele perde a direção do carro. 

Por exemplo, se o motorista precisa fazer uma manobra brusca e nesse momento a traseira do veículo começa a derrapar. Nesse momento, o sistema de controle de estabilidade entra em ação e assume o controle do carro. Ele começa a frear cada roda do carro de forma independente para que o controle da direção para que a trajetória seja feita sem qualquer problema.

E não é apenas nesses casos que ele pode ajudar, sabe a temida rampa? Ele pode ajudar e muito a sair sem maiores problemas. Infelizmente, ele ainda não é um item obrigatório, assim como o rastreamento veicular, mas vale a pena o investimento.

Por fim, vamos falar no sensor de pontos cegos. Esse sistema tem como função auxiliar o motorista a identificar pessoas, obstáculos ou veículos.

Dessa forma, o motorista tem sua visão ampliada em todos os sentidos. Geralmente os sensores cobrem o carro em 360 graus. Aliás, o sistema funciona através de sensores instalados no carro.

O uso do rastreamento veicular e airbags em caso de acidentes

O rastreamento veicular pode ajudar a localizar um veículo em caso de acidentes. Quantas vezes ouvimos casos de pessoas que sofreram acidentes de carros e ficaram dias desaparecidas, pois ninguém sabia onde seus carros estavam! Com o sistema de rastreamento veicular, isso não acontece. Já que o sistema rastreia a localização em tempo real!
Da mesma forma, outro item essencial para a segurança em caso de acidentes são os airbags! Os airbags são bolsas de ar que são ligadas a um dispositivo de segurança no carro. Caso o carro sofra um acidente eles são acionados evitando que os ocupantes sofram o impacto da batida.

Viu quantos itens de segurança além dos obrigatórios, podemos instalar em nossos veículos para aumentar a segurança da nossa família? Por isso, não perca mais tempo e entre em contato com a ENGPRO e inicie a proteção da sua família!

Mais notícias sobre rastreamento veicular

Como o rastreamento veicular pode ajudar a controlar o desgaste do veículo? veja como

Rastreador veicular sem mensalidade compensa? veremos neste artigo

Monitoramento e Rastreamento veicular, qual escolher

Compartilhar a Notícia

Comentário

Clique no Botão para Entrar em Contato Conosco!