• suporte@engpro.com.br
  • (11)3042-4001
Como o rastreamento veicular pode melhorar a gestão de frota da sua empresa

Como o rastreamento veicular pode melhorar a gestão de frota

O rastreamento veicular para o transporte de cargas pode trazer muitos benefícios. Além de reduzir riscos relacionados a comportamentos de condução. O rastreamento veicular pode ajudar na gestão da frota veicular.

Um dos principais pontos relacionados à gestão de frota é o aumento da produtividade da frota. Já que quando há uma gestão de tempo eficiente. Além da produtividade, aumenta a receita também.

A gestão de tempo é muito mais complexa do que apenas correr mais rápido. A administração do tempo envolve vários outros fatores. E ter tecnologias que ajudem nesse aumento de eficiência da frota, são essenciais.

Gestão de tempo, o que é?

A gestão de tempo é um processo que tem como objetivo planejar as atividades diárias para que elas sejam feitas em menos tempo. Mas, elas precisam ser feitas com eficiência, produtividade e ainda satisfação. Sendo assim, não é só fazer mais rápido, mas buscar processos que possibilitam a execução com qualidade.

Diariamente deve ser feito um levantamento das atividades que serão feitas no dia. Após isso, é preciso fazer um planejamento para a execução. A execução deve levar em conta o uso de menos recursos, eficiência e qualidade.

As tarefas devem ser definidas por prioridades. Assim, as primeiras da lista devem ser as primeiras a serem executadas. Outro ponto a se avaliar, é se todos os projetos executados pela empresa realmente estão sendo lucrativos.

Afinal, não é financeiramente interessante investir tempo e dinheiro em um projeto que não traz retorno. A empresa precisa estar sempre em processo de avaliação para verificar quais projetos estão sendo eficientes ou não.

Mas, e a gestão de frota relacionada ao rastreamento de veículos? Vamos falar no próximo tópico. 

Gestão de frota e o rastreamento veicular

A gestão de frota também trabalha com métricas relacionadas aos veículos. Sejam de grandes, médio ou pequeno porte. A gestão de frota passa, por exemplo, pelo:

-Tempo gasto para fazer determinado trajeto;

-A quantidade de combustível usada;

-Quantos pedágios são pagos;

-Desgaste do veículo em determinado trajeto;

-Periodicidade da manutenção dos veículos.

Com a instalação do rastreador de veículos, você terá acessos a essas informações. Entretanto, não é apenas isso, você poderá ter um melhor controle dos seus funcionários. Assim, pode saber se seu funcionário tirou o tempo de almoço combinado. Ou se ele está obedecendo aos descansos e os locais que ele fez as paradas.

Toda a informação é transmitida em tempo real. Dessa forma, o gestor da frota, tem como ver tudo o que acontece com a frota. Caso haja uma parada inesperada é possível saber onde o motorista está. Podendo enviar ajuda, caso seja necessário.

Isso acontece, porque além dos sistemas comuns de rastreamento veicular. Atualmente se usa em conjunto a telemetria veicular. A telemetria tem acesso a informações importantes do seu veículo como desgaste das peças, consumo do combustível, entre outras.

Com esse serviço, torna- se muito mais fácil calcular melhor o tempo entre as manutenções do veículo. Vamos a um exemplo, um disco de freio dura 40 mil km. Como terá acesso constante a essas métricas poderá ver quando está próxima a essa quilometragem. Dessa forma, já pode agendar uma revisão para o veículo.

Isso evita que o carro quebre prejudicando seu orçamento. Afinal, a revisão é muito mais barata de ser feita. E não é apenas isso, ainda pode haver a economia de combustível!


Benefícios do rastreamento veicular para frota

A ENGPRO é uma das melhores empresas do setor de rastreamento de veículos. Por isso, pode contribuir com sua empresa no momento da gestão de frota. Como usamos um sistema com alta tecnologia, conseguimos agregar muito mais ferramentas ao nosso rastreador veicular.

Confira algumas das vantagens no rastreamento veicular da ENGPRO:

-Acompanha o percurso feito pelo motorista;

-Emite relatórios de visitas;

-Controla a frota através de um gestor;

-Possui um mapa em tempo real;

-Tem a possibilidade de seleção do veículo de deseja acompanhar;

-Gerenciar áreas restritas;

-Controle de velocidade através de áreas;

-Criar uma rota de forma manual;

-Emissão de relatórios de parada;

-Determinar uma rota com locais e horários para paradas;

-Relatórios de utilização da frota.

Nosso sistema de rastreamento veicular pode ser utilizado por qualquer veículo. Além disso, é possível evitar multas e o desgaste exagerado do veículo. Tema mais segurança para sua empresa, reduza os níveis de acidentes!

Se você tem uma locadora de veículos, frotas executivas, transportadoras, vans escolares, ou possui uma frota de veículos para uso dos funcionários. O rastreamento veicular ENGPRO é ideal para sua empresa.

Dicas para aplicar a gestão de frota juntamente com o rastreamento veicular

Bom, após a instalação do rastreamento veicular da ENGPRO, é importante você determinar um tempo para que a coleta de dados inicie. Geralmente, um mês é um tempo bacana para que você possa ter informações consideráveis para ter um parâmetro.

Primeiramente você deve priorizar quais informações são mais importantes para a rotina da sua empresa. Assim, esses dados devem ser observados e trabalhados primeiro.

Após isso defina prazos para que as mudanças ocorram. Aliás, procure avaliar os dados obtidos, encontre as soluções desejadas e aplique um tempo. Dentro deste tempo, devem ser estabelecidos, um prazo para colocar em prática, e outro para avaliações nos resultados e se necessário, fazer algum tipo de correção.

Assim, não adianta implementar várias mudanças de uma vez só. Como tudo é novo, a adaptação leva tempo. Muitas mudanças de cada vez podem tirar o foco e acabar interferindo na execução das tarefas.

Faça as mudanças na gestão da sua frota baseada nas informações fornecidas pelo rastreamento veicular da ENGPRO em etapas. Implemente as mudanças mais importantes inicialmente. E depois, faça uma escala para que cada nova medida seja adotada. Entretanto, mantenha um período de adaptação para seus funcionários. 

Esse tempo é importante para que as pessoas se organizem. Aliás, caso seja necessário, além do rastreamento veicular, existem outras ferramentas de gestão de frota que podem auxiliar sua empresa.

Não seja tão exigente em todos os detalhes da implementação da nova gestão. Nem tudo pode dar certo já de primeira. Muitos motoristas podem levar um certo tempo para se adaptar com esse monitoramento. Por isso, seja paciente.

Aliás, se precisar, nossos técnicos da ENGPRO estão sempre disponíveis para te ajudar com o sistema. Se ainda não conhece todos os benefícios de ser um cliente ENGPRO, entre agora mesmo em contato.

Mais informações sobre rastreamento veicular

RASTREAMENTO VEICULAR PARA MOTORISTAS DE APLICATIVO

5 BENEFÍCIOS QUE UM RASTREADOR PARA ÔNIBUS PODE OFERECER

RASTREADOR VEICULAR E GESTÃO DE FROTA EM MOGI DAS CRUZES - SP

Compartilhar a Notícia

Comentário

Clique no Botão para Entrar em Contato Conosco!