Logo da ENGPRO Rastreamento Veicular
  • suporte@engpro.com.br
  • (11)3042-4001
Rastreamento veicular pode ajudar a economizar combustível com a frota

Rastreamento veicular: Dicas para economizar combustível com a frota

Com a alta do combustível, saber como economizar ao abastecer a frota é essencial para aumentar a margem de lucro e o sistema de rastreamento veicular pode ajudar. Mas, é importante que você tenha um sistema de rastreamento veicular como o da ENGPRO

Isso porque, o sistema ENGPRO é completo, além de saber onde o veículo da frota se encontra. Com esse sistema é possível ter dados importantes sobre a mecânica e utilização do veículo. Dessa forma, será possível identificar as causas do consumo exagerado de combustível da frota.

Entretanto, antes de ir mais fundo em como o sistema de rastreamento veicular da ENGPRO pode ajudar a economizar combustível. Vamos dar algumas dicas gerais para te ajudar a aumentar a margem de lucro da sua empresa.

Como o rastreamento veicular ajuda a ficar de olho na economia de combustível da frota?

Sempre que possível devemos encontrar formas de economizar. Com o combustível cada vez mais caro, buscar formas de evitar o desperdício de combustível é essencial para redução de custos.

Existem várias possibilidades que podem levar ao desperdício de combustível, uma das comuns está relacionada ao mau uso do veículo pelo motorista. Não é incomum, muitos motoristas desviarem das rotas e conduzirem o veículo de forma inapropriada.

E uma das formas de ficar de olho nessas questões, é instalando o rastreamento veicular. Já que informações como, percurso, aceleração e utilização do veículo, ficam disponíveis no sistema. Assim, o responsável pela frota consegue identificar qualquer problema relacionado ao mau uso do veículo.

Entretanto, é sempre interessante saber exatamente o que é considerado desperdício de combustível. O desperdício de combustível acontece quando o gasto para abastecer a frota é maior que a média estipulada para o gasto. Para que sua empresa possa identificar se há esse problema, é essencial observar alguns pontos:

Controle de abastecimento - é essencial que a empresa tenha um controle de abastecimento em cada veículo da frota. O motorista precisa anotar todas as informações relacionadas ao abastecimento, para que depois seja comparada com as informações que o rastreamento veicular fornecer.

Cuidado com as paradas – muitos motoristas têm o costume de parar e deixar o veículo ligado. Mas isso pode representar um gasto desnecessário para a empresa. Segundo o Portal Notícias Automotivas um veículo parado com o motor ligado, pode consumir até o dobro de combustível.


Planejamento das rotas com rastreamento veicular, essencial para economizar combustível

Outro ponto essencial para que sua frota possa economizar combustível, é através do planejamento das rotas. No sistema da ENGPRO é possível acompanhar sua frota em tempo real. 

Com o planejamento de rota é possível pensar em várias estratégias para economizar combustível. Qual é o caminho mais curto? O que tem menor trânsito? Qual estrada tem melhores condições de rodagem? 

E não é só isso, o gestor de frota, ao acompanhar o veículo em tempo real, pode auxiliar o motorista para mudança de trajeto, caso algo inesperado tenha acontecido na estrada.

Por isso, fazer a instalação de um rastreamento veicular pode ir além de apenas poder localizar o seu veículo. Ele pode te ajudar a economizar no dia a dia da sua empresa de frota.


Monitoramento dos motoristas das frotas como rastreamento veicular

Não é incomum, vermos na TV e na internet, flagrantes de motorista de frota conduzindo os veículos com irresponsabilidade. Por isso, é essencial que sua empresa tenha uma forma de monitorar de perto como seu motorista está conduzindo seu veículo.

Afinal, além da condução inapropriada e de aumentar o consumo de combustível. Ela pode “sujar” a imagem da sua empresa, sem falar no risco de acidentes. Dessa forma, a instalação do sistema da ENGPRO se torna essencial. Afinal, é possível saber exatamente como o motorista está conduzindo o veículo da empresa.


Como fazer uma boa gestão de combustível na sua empresa

Agora vamos falar um pouquinho sobre gestão de combustível. Sua empresa precisa determinar algumas regras para seus motoristas no momento de abastecer os veículos. 

Uma delas está relacionada ao local de abastecimento. É essencial que sua empresa tenha essa organização. Claro, que cada empresa de frota tem uma realidade diferente. Mas, é preciso encontrar um ponto de equilíbrio. Abastecer em qualquer posto, pode ser um ato de irresponsabilidade para sua empresa.

Isso porque, sua empresa corre o risco de gastar mais com o combustível, sem falar na possibilidade de usar um combustível de qualidade duvidosa. Por isso se sua empresa trabalha com frota de entrega em uma determinada localidade. Selecione quais postos seus motoristas poderão abastecer, na rota determinada.

Caso sua empresa seja de entrega nacional, por exemplo, determine uma bandeira de posto de combustível, para que seus motoristas possam abastecer. Para definir essa questão, leve em consideração:

  1. Preço do combustível

  2. Qualidade

  3. Distância da sua empresa 

  4. Distância entre os postos nas rotas nacionais

No relatório emitido pelo sistema de rastreamento veicular da ENGPRO, é possível ter todas as informações relacionadas ao consumo de combustível do veículo. Assim, o gestor da frota, já consegue determinar quais serão os postos de combustível que o motorista deverá parar para abastecer durante a rota.

Para isso basta fazer um cálculo da quilometragem da rota e da quantidade que seu veículo roda com um tanque de combustível. Aí é determinar quantas paradas serão necessárias para concluir o trajeto. Assim, é possível visualizar antecipadamente, quais postos nessa rota são os melhores para abastecer e economizar.


Benefícios do rastreamento veicular para frotas da ENGPRO

A ENGPRO é a melhor empresa de rastreamento veicular do mercado. Oferece um sistema completo, que além de monitorar seu veículo, ajuda diretamente no gerenciamento da frota! 

Com o sistema da ENGPRO é possível:

  1. Acompanhar sua frota em tempo real

  2. Criar e editar áreas restritas

  3. Controlar a velocidade em determinadas áreas

  4. Há a possibilidade de criar a rota manualmente, através de um roteiro ou relatório

  5. Determinar locais para as paradas, inclusive com horários

  6. O sistema ainda emite relatório de permanência e da utilização do veículo

Esse sistema é ideal para todos os tipos de empresa que utilizam frotas, sejam locadoras de veículos, associações, frotas executivas, construtoras, transportadoras, empresa de entregas, entre outras.

Por isso, não perca mais tempo, tenha um maior controle da sua frota com o sistema de rastreamento veicular da ENGPRO.

Compartilhar a Notícia

Comentário

Clique no Botão para Entrar em Contato Conosco!