Logo da ENGPRO Rastreamento Veicular
  • suporte@engpro.com.br
  • (11)3042-4001
Rastreamento veicular: como é feito o rastreamento de um carro pela empresa de rastreamento?

Rastreamento veicular: como é feito o rastreamento de um carro

Se você está pensando em contratar um serviço de rastreamento veicular, mas não sabe como é feito o rastreamento de um carro, vamos te contar. Essa tecnologia só é possível graças a invenção do GPS que aconteceu no ano 1972 pelo Departamento de Defesa Norte Americano.

Em um primeiro momento a tecnologia era para uso militar. Aliás, inicialmente o uso da tecnologia era exclusiva para testes. Mas, somente em 1995 é que o GPS de fato foi considerado seguro para uso. Ao todo foram investidos mais de 10 bilhões de dólares para o desenvolvimento dessa tecnologia.

Atualmente existem dois sistemas de posicionamento por satélite. O Glonass, desenvolvido pela Rússia, e o GPS criado pelos Estados Unidos. Outros países com a União Europeia também estão desenvolvendo seus sistemas. A China está desenvolvendo o Compass e a União Européia o Galileo.

Para que possamos utilizar o sistema de GPS para o rastreamento veicular, contamos com cerca de 29 satélites ao redor da terra operando para ajudar na localização. Mas, no sistema de rastreamento veicular, não se usa apenas o GPS. Outro sistema utilizado para melhorar a exatidão da localização é a radiofrequência.

A radiofrequência utiliza as antenas de rádio para triangular o sinal transmitido pelo aparelho do carro. Através dessas informações, é feito um cálculo de acordo com a intensidade dos sinais, assim se determina a posição do veículo.

Por fim, um outro sistema utilizado para essa localização é a internet! Nesse modelo mais moderno o sistema usa as antenas de telefonia para transmitir informações. Essas informações são repassadas online por meio da tecnologia M2M/GSM. Dessa forma, é possível determinar uma localização mais precisa do veículo.

Quando iniciou o sistema de rastreamento veicular no Brasil?

O sistema de rastreamento veicular chegou ao Brasil por volta do ano de 1990. Esse primeiro sistema utilizava os satélites como tecnologia. Mas como era uma tecnologia cara, poucas pessoas tinham acesso.

Após 10 anos desse primeiro sistema, surge a tecnologia TDMA, que é o sistema analógico de telefonia. Porém, a cobertura ainda é baixa, mas já ajuda a baratear o sistema.

Com a evolução da telefonia em 2004 e a introdução dos sistemas CDMA e GSM. Houve uma forte redução nos custos dos aparelhos e com isso, mais pessoas e empresas começaram a usar o serviço.

Mas o forte do mercado se iniciou após a crise no setor automotivo em 2011, nessa época se iniciou as empresas de rastreamento veicular e principalmente o rastreamento de cargas.

Sendo assim, com a evolução desse sistema, a partir de 2010 no Brasil se tornou obrigatório que todos os veículos tivessem uma entrada para possibilitar a instalação do sistema. Entretanto, alguns modelos de carro mais tecnológico, já vinham com essa entrada em modelos a partir de 1996.

Aliás, o sistema atual de rastreamento veicular nem se compara ao sistema que se iniciou. Hoje em dia, os rastreadores de veículos têm muitas possibilidades que vão além de apenas localizar o veículo.

Com o sistema ENGPRO, o bloqueio do veículo é feito de forma imediata, através do aplicativo. Caso, o cliente necessite, não há um número determinado para essa solicitação.

Então, caso ele esteja estacionado em um local com maior risco de furto, ele pode solicitar o bloqueio do veículo. Todo esse processo acontece de forma rápida e segura, e tudo pode ser feito através do seu smartphone.

Além disso, ainda há a possibilidade de controlar a velocidade do veículo em determinadas áreas de trânsito, evitando a possibilidades de multas.

Alta tecnologia para manutenção do seu veículo

A instalação de um rastreamento veicular poder ir muito além de um sistema de segurança para o seu carro, moto ou caminhão. O sistema pode ajudar a manter seu carro com a manutenção em dia.

Isso porque, os sistemas mais tecnológicos usam o serviço de telemetria. O sistema de telemetria pode ser analógica, ou digital. Atualmente o sistema usado é o digital. Nesse sistema, é utilizado o computador de bordo do carro, o dispositivo lê essas informações.

Basicamente as informações coletadas são velocidade do carro, distância percorrida, consumo de combustível, tempo de parada, além da localização. Dessa forma, é possível que o proprietário do veículo possa tomar decisões mais assertivas sobre a manutenção preventiva do veículo e também sobre as rotas feitas.

Aliás, a telemetria e o rastreamento veicular são sistemas diferentes. O rastreamento como o nome sugere, tem como objetivo principal localizar o veículo. Já a telemetria, funciona mais como um sistema de gestão veicular.

Um bom serviço de telemetria é capaz de colher informações muito precisas sobre o veículo, como tempo de frenagem e a utilização da embreagem. Se você tem uma frota de veículos, sejam caminhões, motos ou carros. A telemetria pode ajudar e muito no controle e gestão da frota.

Além de oferecer muito mais segurança para sua frota é possível gerenciar melhor o tempo das entregas e otimizar o trabalho da frota. Através de todas as informações sobre os veículos é possível determinar o tempo que o veículo levará para realizar uma entrega.

Dessa forma, pode se preparar um novo pedido para acelerar o processo. Com isso sua empresa terá mais produtividade, além de melhorar os recursos empregados.

Conheça o sistema ENGPRO de rastreamento veicular

A ENGPRO é uma empresa de tecnologia em rastreamento veicular, já está a vários anos no mercado, trazendo soluções tecnológicas para carros, motos e caminhões particulares. Assim, como para frotas de veículos empresariais!

Nosso sistema usa a mais alta tecnologia e com ele é possível bloquear seus veículos quantas vezes desejar. Além disso, é possível, ter todas as informações sobre a localização do seu veículo. Além dos dados sobre o desgaste do seu veículo!

E não é apenas isso! Em alguns planos, ainda oferecemos a disponibilidade de serviços como assistência 24 horas! Esse serviço inclui, serviços de guincho, borracheiro, chaveiro e assistência em caso de pane seca!

Por isso, não perca mais tempo! Venha hoje mesmo conhecer todos os serviços e benefícios que a ENGPRO pode oferecer para o seu veículo e para sua frota!

Compartilhar a Notícia

Comentário

Clique no Botão para Entrar em Contato Conosco!