Logo da ENGPRO Rastreamento Veicular
  • suporte@engpro.com.br
  • (11)3042-4001
Dicas para dirigir em mau tempo

Dicas da ENGPRO Rastreamento para dirigir em mau tempo

O clima é tão imprevisível no inverno quanto no verão, o que dificulta a preparação das pessoas que dirigem para viver. Mas, se seguir algumas dicas de direção em mau tempo , verificar a previsão antes de longas viagens e manter o bom senso, você pode ser um motorista seguro que não será atrapalhado por um ponto de mau tempo.

Se o tempo está propiciando um sol forte, ventos fortes ou fortes nevascas, você deve se certificar de que você e sua frota estão seguros nas estradas com nossas dicas úteis para dirigir em mau tempo. Para saber mais sobre como dirigir na neve , chuva e vento, dê uma olhada nas dicas e conselhos úteis da ENGPRO Rastreamento abaixo.

Esteja Sempre Equipado

Um dos pontos chave para conduzir com mau tempo é preparar-se com antecedência, estando totalmente equipado. Se você está planejando uma viagem única longa ou uma semana de viagens longas, verifique a previsão do tempo e embale o que você pode precisar.

Nossas sugestões incluem roupas adequadas, uma lanterna, um limpador de para-brisa, cabos de ligação, mapas e óculos de sol. Todas essas coisas podem ajudá-lo se você acabar em um local pegajoso, nas estradas. Ter tudo isso com você lhe dará paz de espírito para que possa se concentrar em uma direção segura.

Inspecione seu veículo

Quer esteja a conduzir um veículo pequeno ou grande, é uma boa ideia verificá-lo antes de uma longa viagem ou quando espera mau tempo.

Certifique-se de que os pneus não têm furos, não estão vazios e têm a banda de rodagem correta. Se você está prevendo neve pesada em suas viagens, certifique-se de tomar os devidos cuidados com os pneus. Você também deve verificar seus limpadores para certificar-se de que estão funcionando corretamente e não estão danificados de nenhuma forma.

Certifique-se de que tem óleo e fluido suficientes e que as luzes estão funcionando perfeitamente. Se você estiver dirigindo um caminhão ou van, certifique-se de que todas as mercadorias que transporta estão seguras.

Também é recomendável que você tenha um mecânico adequado para verificar seu veículo antes do inverno.

Direção segura

Se tiver alguma dúvida enquanto conduz em más condições, reduza a velocidade e dê espaço extra. Você deve deixar espaço extra sempre que a superfície da estrada for alterada, seja devido à chuva, neve ou sol forte. Isso ocorre porque as distâncias de parada são maiores. É particularmente importante ficar bem afastado durante chuva forte em estradas grandes, pois o respingo da chuva reduzirá sua visão.

A derrapagem e a aquaplanagem são erros de direção comuns que ocorrem durante a chuva ou neve. Para evitar que isso aconteça com você, certifique-se de frear e acelerar suavemente. Você não deve pressionar os pedais com força ou apressada em nenhum momento.

Não se esqueça de usar as funções do seu carro para ajudá-lo. Engate seus limpadores, faróis de neblina e desumidificadores quando necessário.

Outros avisos meteorológicos

É fácil ver se está chovendo, nevando ou se o sol está batendo nos seus olhos, mas existem algumas condições climáticas que são difíceis de detectar, que você precisa estar atento.

Se estiver gelado, tome cuidado para que não haja gelo preto nas estradas que você não pode ver. Observe as estradas à sua frente e desacelere bem se não tiver certeza sobre a superfície da estrada.

Além disso, às vezes você não pode dizer se os ventos estão fortes até que estejam puxando você através das pistas, o que pode ser muito perigoso. Portanto, certifique-se de estar ciente do que está ao seu redor. Você pode dizer se o vento está forte olhando para as árvores próximas e se elas estão soprando. Você também pode desligar o rádio para ouvir o vento e ajustar sua técnica de direção de acordo.

Finalmente, se as condições de direção forem extremamente ruins, é melhor ficar todos juntos fora das estradas, se possível. Para obter mais dicas e lembretes sobre a vida na estrada, por que não verificar o resto do nosso centro de ajuda e aconselhamento?

Práticas recomendadas para mau tempo

Existem algumas dicas de condução que são boas para cada tipo de mau tempo. Muitos deles acontecem instintivamente, enquanto outros podem ser um ajuste que o motorista deve fazer.

Desacelerar

Como o mau tempo causa visibilidade limitada, é uma boa ideia diminuir a velocidade. Isso pode ajudar a mantê-lo seguro e na estrada.

Deixe bastante espaço para seguir

Seguir muito perto do veículo à sua frente é perigoso com bom tempo, mas adicione estradas escorregadias e menos luz e é mais perigoso. Se o veículo à sua frente frear rapidamente, você poderá perder o controle do carro, causando um acidente.

Planeje mais tempo

Saia com bastante tempo para chegar ao seu destino. Isso o ajudará a não sentir tanto estresse ou pressão para ir rápido demais para as condições. Também é uma boa ideia informar alguém sobre a rota que você está tomando e que está na estrada.

Condições Específicas

Dirigir na chuva, nevoeiro, neve e gelo é diferente e requer mais controle e concentração. Cada um tem suas próprias dificuldades às quais os motoristas devem se ajustar para que possam permanecer seguros.

Chuva

  • Use os faróis. Ligar os faróis o ajudará a enxergar melhor em condições de escuridão e ajudará os outros carros na estrada a enxergá-lo também.

  • Fique no meio do caminho. Poças de água nas margens da estrada, cobrindo buracos, caixas de areia e outros perigos.

  • Evite poças. Locais onde as piscinas de água podem disfarçar os perigos, mas também é um local potencial para a aquaplanagem, perdendo o controle do carro.

Névoa

  • Sempre use faróis médios. A maioria das aulas on-line de motoristas cobre isso, mas ninguém se lembra até que esteja dirigindo no nevoeiro. Nunca use seus faróis normais ou de alta, pois eles dificultam a visão. Luzes de médios são as únicas luzes que ajudam você a enxergar no meio do nevoeiro. É importante também deixar que outros motoristas vejam você.

  • Use a linha branca como guia. Manter-se na estrada e na faixa correta é sempre importante. Ver as linhas pode ser difícil durante a neblina, mas a linha branca na lateral da estrada é mais fácil de ver. Focar nesta linha pode mantê-lo seguro.

  • Sinalize por mais tempo. Como há pouca visibilidade, é importante avisar os outros motoristas antes de virar, deixando o sinal ligado por mais tempo do que o normal.

Neve e gelo

  • Vire as esquinas lentamente. Ao se aproximar de uma curva, pare de acelerar e freie lentamente à medida que avança. Isso o ajudará a não girar durante a curva e a manter o controle do carro.

  • Acelere lentamente. Dirigir em condições de gelo significa que os pneus irão girar mais rápido. Empurre o acelerador lentamente para evitar girar muito rápido e ficar preso no lugar.

  • Lembre-se de gelo negro . Uma fina camada de gelo na estrada, ou gelo preto, é difícil de detectar. Quando os pneus atingem o gelo, você pode perder o controle do carro. Tente evitar áreas que parecem escorregadias.

Esteja preparado

Embora seja possível dirigir com mau tempo, o melhor conselho é evitá-lo, se possível. O clima pode rapidamente se tornar perigoso e a probabilidade de colisões ou encalhes é muito maior. Se não puder ser evitado, seguir as dicas de segurança que você aprendeu nas aulas de direção pode ajudar a mantê-lo seguro.

Compartilhar a Notícia

Comentário

Clique no Botão para Entrar em Contato Conosco!