Logo da ENGPRO Rastreamento Veicular
  • suporte@engpro.com.br
  • (11)3042-4001
Como o rastreamento veicular pode ajudar na prevenção de acidentes

Rastreamento veicular na prevenção de acidentes

Os veículos melhoraram muito o transporte de mercadorias e pessoas ao redor do mundo e, em contrapartida, esse fator fez com que os veículos desempenhassem um papel vital no crescimento da economia mundial e da sociedade.

 

No entanto, os veículos também causam problemas, por exemplo, congestionamento de transportes, poluição ambiental, etc. e talvez o problema mais sério entre eles sejam os acidentes de trânsito.

 

Acidentes de trânsito acontecem o tempo todo e como resultado as pessoas perdem a vida. Em muitos casos, não há testemunhas desses acidentes. Afirma-se que os acidentes de trânsito são a segunda principal causa de morte globalmente entre os jovens e afetam os membros mais economicamente ativos da população.

 

As lesões causadas pelo trânsito matam 1,2 milhão de pessoas a cada ano e ferem ou incapacitam até 50 milhões em todo o mundo, o que representa um aumento de 60% nos últimos cinco anos.

 

O sistema de rastreamento de veículos é uma solução de proteção e gerenciamento de frota. Usando a tecnologia GSM e GPS para obter a localização automática de veículos, é frequentemente usado para acompanhar os veículos de frotas empresariais.

 

E também pode ser uma ferramenta essencial na prevenção de acidentes, pois o sistema de rastreamento pode fornecer informações sobre o comportamento do motorista na direção, como direção em banguela, freada brusca, curva acentuada, dentre outras informações.

 

Veja abaixo como o sistema de rastreamento veicular pode ajudar na prevenção de acidentes.

 

Telemetria Veicular

A Telemetria veicular é uma função presente na grande maioria dos rastreadores veiculares.  Ela faz uma coleta remota de dados do veículo, por meio de sensores ou por meio de conexões diretamente com o computador de bordo do veículo.

 

Parâmetros analisados:

 

Velocidade;

Dados do motor, como temperatura, status da ignição (ligado ou desligado), RPM, entre outros;

Dados gerais como água, óleo, combustível, sensores instalados no veículo, entre outros;

 

Com base nessas informações, os gestores podem controlar a frota para evitar as principais causas de acidentes.

 

Com a ajuda de dados de telemetria, é possível controlar com precisão os padrões de direção do motorista, criar relatórios de violação e classificar os melhores motoristas. Desta forma, você saberá as RPMs do veículo, se o motorista está acelerando, freando ou fazendo uma curva brusca, se o motorista está em alta velocidade e ainda quantas horas ele dirigiu para evitar e controlar o cansaço em um determinado dia.

 

O sistema também permite a criação de alertas para notificar imediatamente o gerente sobre o comportamento do motorista e até mesmo o contato para evitar novas violações.

 

Outro ponto básico da telemetria é o controle de manutenção. Em primeiro lugar, o uso de informações de telemetria para controlar o estilo de direção do motorista e a implementação de uma cultura de direção econômica reduzirá significativamente o desgaste de peças e ajudará a melhorar a vida útil e a segurança do veículo.

 

Além disso, as informações de telemetria permitem que os gestores de frota monitorem com mais precisão a manutenção preventiva e controlem com precisão a quilometragem.

 

Outras formas de prevenir acidentes

Outras duas práticas importantes para a prevenção de acidentes são: Executar o checklist de verificação de entrada e saída do veículo e aplicar o DDS.

 

- Checklist de verificação de entrada e saída de veículos: O checklist veicular deixa o processo de avaliação e liberação dos veículos da frota mais rápido, seguro e eficiente, e fornece aos gestores de frota uma visão mais clara das condições de operação dos veículos.

 

As inspeções de rotina podem ajudar a equipe a identificar e relatar problemas mecânicos e de segurança, solicitando aos gestores tomarem medidas preventivas para melhorar a segurança, evitar quebras de veículos, custos de manutenção caros e outros danos causados ??pela manutenção inadequada do veículo.

 

- DDS: O Diálogo Diário de Segurança é uma reunião diária de, no máximo, 20 minutos. O gestor de frota reúne a equipe de motoristas para uma reunião no início do dia ou do turno, para discutir tópicos relacionados à segurança no trânsito e garantir a segurança de motoristas.

 

Portanto, o principal objetivo do DDS é prevenir acidentes, doenças ocupacionais e garantir a segurança das pessoas. É papel do gestor de frota conscientizar sua equipe sobre os riscos envolvidos na operação e como prevenir acidentes, relembrar a equipe das principais normas de segurança, leis de trânsito, a necessidade do uso de EPIs e conversar sobre algumas práticas diárias.

 

Rastreamento Veicular EngPro

A EngPro é uma empresa completa de rastreamento veicular, que atua no mercado nacional desde 2012 e está presente em todas as cidades do Brasil, com uma extensa rede de instalação e suporte técnico. Contamos com uma equipe de especialistas e nosso sistema de rastreamento possui cobertura nacional. São mais de 3100 (três mil e cem) veículos rastreados em tempo real.

 

O número de usuários do rastreador de veículos EngPro em todo o país cresce rapidamente. Isso porque oferece grandes vantagens e o preço é muito acessível. Já conquistou muitos proprietários de automóveis e agora eles podem se locomover com muito mais segurança.

 

O equipamento EngPro possui:

 

• Rastreamento em tempo real;

• Suporte contínuo e abrangente ao cliente;

• Garantia do produto;

• Soluções GPS personalizadas,

• Atualizações de software contínuas.

 

Agora que você sabe os benefícios do rastreador veicular EngPro, aqui vai um convite especial: Conheça o EngPro, um rastreador veicular completo e com cobertura nacional.

 

Você, sua família e sua empresa podem e merecem ter esse tipo de segurança. Entre em contato agora mesmo e peça um orçamento para o seu rastreador veicular e não se preocupe mais com a segurança do seu veículo.

 

Além disso, contamos com botão de pânico, central de monitoramento 24 horas, instalação e manutenção em todo o Brasil e um alto índice de recuperação veicular.

Você pode, agora mesmo, solicitar uma cotação do EngPro e começar a ter essas vantagens. Não perca tempo e entre em contato conosco!

Compartilhar a Notícia

Comentário

Clique no Botão para Entrar em Contato Conosco!