Logo da ENGPRO Rastreamento Veicular
  • suporte@engpro.com.br
  • (11)3042-4001
5 complementos de rastreamento de veículos para melhorar a eficiência da frota

Rastreamento de veículos aumenta a eficiência da sua frota

O rastreamento de veículos já percorreu um longo caminho desde os velhos tempos em que seus motoristas ligavam sempre que paravam. Várias melhorias tecnológicas trouxeram consigo padrões de excelência mais elevados que tornam mais fácil melhorar a eficiência geral da sua frota.

Embora existam definitivamente muitos complementos de rastreamento de frota excelentes que levam a melhorias operacionais, alguns são mais populares do que outros. Aqui estão cinco fundamentos que realmente fazem uma grande diferença.


1. Integração de mapas

Normalmente, o rastreamento de frota por GPS permite localizar cada veículo em sua frota com extrema precisão. Os melhores sistemas de rastreamento também permitem que você plote esses dados em um mapa de estradas digital regular para que você possa encontrar facilmente seus motoristas a qualquer momento.


2. Relatórios para celular

O software de rastreamento de veículos que torna o check-in inconveniente é praticamente inútil. Se você tivesse tempo para seguir todos os seus veículos, não precisaria de rastreamento. Os relatórios móveis permitem que você faça check-in em sua frota a qualquer momento no dispositivo de sua escolha usando aplicativos para Android ou iPhone.


3. Status do motor

Um dos recursos mais amados dos sistemas de rastreamento modernos é a inclusão do registro de partida e parada do motor. Essas informações solicitadas registram a hora exata em que seus veículos foram ligados e desligados. Esse recurso torna muito mais fácil ver exatamente como os motoristas estão usando seus veículos.


4. Uso diário de viagens

É importante saber não apenas onde sua frota está, mas também como ela foi parar lá. Os relatórios de uso de viagens permitem que você visualize registros diários de seus dados de rastreamento de frota por GPS para que possa analisar os caminhos que seus motoristas seguiram. Assim, você pode aprender a evitar rotas altamente congestionadas e modificar suas remessas para que alcancem mais consumidores por viagem.


5. Relatório de análise de driver

Um recurso favorito entre os gerentes de frota, a análise do motorista permite obter várias estatísticas do motorista instantaneamente. Você pode ver quanto tempo as viagens demoram, quanto tempo os motoristas ficaram parados e quão rápido eles foram. Os relatórios de análise de drivers facilitam a comparação de seus funcionários lado a lado.


Principais vantagens

Basicamente, o rastreamento de frota por GPS usa tecnologia de satélite e celular para permitir que os gerentes de frota localizem veículos e outros ativos em tempo real. Mas os sistemas modernos de rastreamento de frota vão além dos pontos em um mapa para fornecer visibilidade real e percepções acionáveis em uma ampla variedade de áreas que afetam o comportamento do motorista e o gerenciamento de veículos, equipamentos e outros ativos.

Quando combinadas com inteligência artificial, as ferramentas de rastreamento de frota por GPS podem revolucionar completamente um negócio, agrupando milhões de pontos de dados disponíveis em percepções fáceis de digerir.

Além disso, fornece aos tomadores de decisão dados atualizados e precisos sobre fatores como uso do veículo, consumo de combustível, tempo total gasto no local e muito mais. Munidos dessas informações, os gestores de frota têm tudo de que precisam para tomar decisões com confiança e aumentar o retorno do investimento de seus veículos e ativos.


Por que as empresas investem no rastreamento de frota por GPS?

Embora o rastreamento de frota por GPS esteja disponível de alguma forma desde a década de 1980, avanços significativos nos últimos anos o tornaram mais útil, acessível e confiável.

As empresas podem ver mais do que apenas a localização de um veículo a qualquer momento. Avanços em dispositivos telemáticos, sensores e a introdução de IA permitem que os usuários entendam mais sobre a operação de sua frota. Ao capturar informações sobre o comportamento do motorista , conformidade, manutenção de veículos e gerenciamento de trabalho, as empresas obtêm uma imagem completa do desempenho e podem identificar áreas para melhoria.

Este é o principal motivo para as empresas implementarem a tecnologia e muitas estão observando melhorias na segurança do motorista, eficiência operacional e atendimento ao cliente.

Algumas empresas também estão investindo em rastreamento de frota por GPS para se manterem conectadas aos seus motoristas. Muitas soluções incluem aplicativos móveis que conectam motoristas a despachantes e agilizam a atribuição e comunicação de tarefas. Ter canais dedicados que oferecem transferência instantânea de dados garante que informações importantes como mudanças de rota, atualizações de status de trabalho e comprovante de entrega sejam sempre registradas.


Quais indústrias usam o rastreamento de frota por gps?

O rastreamento de frota por GPS é comumente usado em quase todos os setores, embora os casos de uso variem dependendo da situação de cada empresa. 

Na indústria da construção , por exemplo, o rastreamento da frota é usado para garantir a utilização adequada do equipamento nos locais de trabalho. No varejo e na manufatura , é uma maneira viável de gerenciar melhor os custos de combustível e a conformidade, permitindo que os gerentes transportem e entreguem os produtos de maneira eficaz, com confiabilidade e no prazo.

Também é comumente usado para  serviços e negócios especializados , ajudando a garantir que os funcionários cheguem aos locais de trabalho a tempo, com a ajuda dos aplicativos de atribuição de trabalho e garantindo que todo o uso do veículo seja autorizado.

O rastreamento da frota por GPS é vital na indústria de transporte . Regras de conformidade, como monitoramento de horas de serviço (HOS) e ferramentas de treinamento de motoristas tornam os sistemas de rastreamento de frota inestimáveis.


Os diferentes tipos de dispositivos de rastreamento de frota

Todas as soluções de rastreamento de frota requerem a instalação de um pequeno dispositivo telemático . Há uma grande variedade de tipos de dispositivos diferentes que oferecem funcionalidades diferentes. Os 3 dispositivos mais comuns são:

Dispositivos de instalação gerenciada: são conectados fisicamente aos seus veículos e são resistentes a adulterações, o que oferece maior segurança. Esses dispositivos são frequentemente escolhidos quando os dados que estão sendo coletados são necessários para conformidade ou críticos para o fluxo de trabalho do negócio. Dispositivos com fio também têm maior conectividade com dispositivos periféricos e sensores, fornecendo aos usuários uma imagem mais completa do desempenho operacional.

Dispositivos de instalação automática:  são dispositivos plug-in simples de instalar e fáceis de mover entre os veículos de sua frota. As empresas escolhem esses dispositivos quando os dados que estão coletando não são necessários para conformidade e quando têm uma alta rotatividade de veículos ou um grande volume de veículos alugados.

Rastreamento baseado em telefone: Essas soluções usam aplicativos que transformam seu telefone em um dispositivo de rastreamento. Essas soluções oferecem conectividade limitada de sensores e veículos e geralmente são preferidas quando o foco principal do negócio é gerenciar o fluxo de trabalho (como despacho de trabalho e POD) ou quando a empresa deseja rastrear a localização dos funcionários longe do veículo.


Quais aplicativos de driver podem ser usados com o rastreamento de frota por gps?

O Teletrac Navman oferece um conjunto de aplicativos que fornecem mobilidade total, incluindo a capacidade de conduzir inspeções digitais pré-viagem, fazer upload e armazenar documentos, obter navegação curva a curva e gerenciar planilhas de execução diária. Aqui estão apenas alguns dos aplicativos móveis disponíveis hoje:

    • Mensagens : melhore a comunicação motorista-despachante com aplicativos de mensagens baseados em texto.

    • Documentos : carregue e armazene documentos importantes na nuvem, como regulamentos de segurança, políticas da empresa e guias do usuário.

    • Gerenciamento de trabalhos : adicione eficiência e agilize a prova de entrega com aplicativos flexíveis de despacho de trabalho que gerenciam os trabalhos desde a atribuição até o comprovante de entrega.

    • Formulários: digitalize fluxos de trabalho e agilize a captura de dados para processos-chave, incluindo relatórios de acidentes e coletas de carga.

    • Listas de verificação digitais: Remova os processos baseados em papel com listas de verificação digitais excelentes para relatórios de inspeção de veículos do motorista (DVIR).

    • Gerenciamento de viagens : defina rotas predefinidas e receba alertas quando um veículo se desvia ou faz uma parada não programada, um ótimo aplicativo para veículos que transportam cargas sensíveis.

    Recursos de rastreamento de frota gps

    Rastreie seus veículos em tempo real

    Rastreamento de veículos

    Veja todos os seus veículos em tempo real de uma forma que melhore a segurança e proteção.

    Rastreamento de ativos

    Localize todos os seus ativos energizados e não energizados em tempo real e melhore a utilização.

    Máquinas fotográficas

    As câmeras integradas do painel fornecem visibilidade total do comportamento do motorista.

    Sensores

    Os sensores de tomada de força medem uma variedade de atividades em veículos e equipamentos.

    Conformidade ELD

    Cumpra a regra do dispositivo de registro eletrônico e seja mais eficaz no gerenciamento de HOS.

    Relatórios IFTA

    Obtenha dados precisos ao preencher trimestralmente o relatório do Acordo Internacional de Imposto sobre Combustíveis.

    DVIR

    Crie programações de inspeção digital, fique à frente das necessidades de manutenção e DVIR.

    Scorecards

    Obtenha relatórios de scorecard dos motoristas com base em KPIS definidos, dando treinamento impactante aos motoristas.

    Despacho de Trabalho

    Tome decisões informadas sobre quais motoristas são enviados para quais empregos, onde e por quê.

    Documentos

    Mantenha todos os seus documentos essenciais em uma plataforma para fácil gerenciamento e distribuição.

    Plano de rota

    Certifique-se de que seus motoristas estejam seguindo rotas pré definidas e receba alertas de paradas não programadas.

    Manutenção

    Receba alertas de manutenção e simplifique os reparos preventivos, ao mesmo tempo que controla os custos.

    Dados meteorológicos

    Forneça aos seus motoristas todos os dados de que precisam sobre os padrões climáticos e eventos relacionados.

    Dashboards

    Veja tendências e padrões vitais de desempenho e descubra áreas para melhoria.

    Relatórios Personalizados

    Crie relatórios personalizados ad hoc e recorrentes ou use modelos predefinidos.

    Integrações

    Conecte os aplicativos de software usados em toda a sua empresa e simplifique o fluxo de trabalho.

    Compartilhar a Notícia

    Comentário

    Clique no Botão para Entrar em Contato Conosco!